Início >> Notícias

Iterpa avança na implantação do Sistema de Regularização Fundiária

Até o final deste semestre começa a funcionar o primeiro módulo do Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf), de base digital, que dará um mosaico da ocupação de terras do Estado, além de funcionar como um banco de dados inovador do setor. A previsão é do técnico do Instituto de Terras do Pará, José Hilton Cunha, que coordena a implantação do sistema no órgão.

Iterpa avança na implantação do Sistema de Regularização Fundiária

Iterpa apresenta balanço positivo do ano 2017

O ano de 2017 foi de muitas conquistas à regularização fundiária paraense. O Instituto de Terras do Pará ganhou nova sede, modernizou os serviços, investiu em novas tecnologias e, como alguns resultados, bateu recordes de emissão/entrega de títulos de terras e de arrecadação de áreas para incorporação ao patrimônio do Estado. Além disso, o órgão foi premiado por seu desempenho na área de “Gestão de Acervo Imobiliário e Patrimonial”, alcançando a categoria “ouro” na avaliação feita pelo Estado.

Iterpa e Incra criam grupo de trabalho para resolver conflitos agrários

Um Grupo de Trabalho (GT) foi criado nesta sexta-feira, 26, para buscar solução aos conflitos agrários do Sul e Sudeste do Pará. Esta foi uma das decisões da reunião realizada hoje na sede do Instituto de Terras do Pará, entre a direção e técnicos do órgão com representantes da Ouvidoria Agrária Nacional, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Frente Nacional de Luta (FNL), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Iterpa entrega títulos coletivos às comunidades de Juruti e Prainha nesta quinta-feira

O Instituto de Terras do Pará entrega nesta quinta-feira, 25, em Santarém, no Baixo Amazonas, dois títulos coletivos de terras para beneficiar 644 famílias de comunidades dos municípios de Juruti e Prainha. A entrega será feita pelo governador Simão Jatene e pelo presidente do Iterpa, Daniel Lopes, que viajam para cumprir agenda na região. O ato será realizado no Centro Regional de Governo do Oeste Paraense, em Santarém, a partir das 9 horas.